Passar para o conteúdo principal

Gestão de Pagamentos, integração ao Qive Conexões TOTVS Protheus

Entenda como importar o XML e já integrar o código de barras e linha digitável no contas a pagar do Protheus.

Edicléia Heerdt avatar
Escrito por Edicléia Heerdt
Atualizado há mais de uma semana

1. Objetivo

A funcionalidade de Gestão de Pagamentos integrada ao Qive Conexões TOTVS Protheus auxilia a sua empresa ajudando o financeiro com a integração do código de barras e linha digital na tabela do contas a pagar (SE2).

Caso já tenha contratado na Qive a gestão de Pagamentos, solicite apoio ao gerente da sua conta para integrar ao Qive Conexões TOTVS Protheus, ou então ao time de suporte Qive. Caso ainda não tenha realizado a contratação você pode solicitar um orçamento.

2. Visão Geral da Solução

Ao final da Importação de um XML, o sistema verifica o conteúdo do parâmetro MV_XGTBLVC, se estiver habilitado, irá buscar no Portal os boletos vinculados a NF importada.

Feito isso, será comparado o nível de confiança do Boleto com o que está configurado no parâmetro MV_XGTBLTL. Se o nível for igual ou superior ao configurado no parâmetro, segue para próxima validação.

A validação seguinte é referente ao número de parcelas, por exemplo: a NF foi importada com uma condição de pagamento em 3x, portanto, deverão existir 3 boletos vinculados a essa NF no portal para que o vínculo seja feito. Caso essa condição não seja atendida, o código de barras e a linha digitável não serão amarrados.

A última validação é que o valor do título do Protheus deve ser o mesmo do boleto no Qive Gestão de Pagamentos.

Estando tudo certo com essas validações, o sistema irá incluir os campos de código de barras (E2_CODBAR) e linha digitavel (E2_LINGIG).

Através da opção de rastreio dos logs (Outras Ações -> Suporte -> Rastreio -> Ações do usuário) é possível verificar se um boleto foi anexado a NF, ou se não foi e os motivos dessa não amarração (Boletos não encontrados, quantidade de parcelas divergente, valor divergente).

Assista neste video como esta integração funciona.

3. Premissas para a Integração

Para que a integração funcione corretamente, é necessário ter a solução de Gestão de Pagamentos contratada na Qive e solicitar o pacote para integração ao Qive Conexões TOTVS Protheus.


3.1 Pacotes e Configurações

• Aplicar o pacote: qive-conexoes-bcn
• Executar o compatibilizador: U_IMPXACI
• Aplicar o Ponto de Entrada: MT100GE2


3.2 Parâmetros no Sistema

No Qive Conexões TOTVS Protheus:

  • Verificar a opção Boleto com Notas em Outras ações - Parâmetros - aba Classificação.

  • Preencher os parâmetros conforme definição interna da sua empresa.

4. Dicionário envolvido

MV_XGTBLVC - Realiza a busca do boleto ao fim da classificação do documento

MV_XGTBLTL - Realizar o preenchimento do código de barras e linha digitável quando o nível de confiança for igual ou superior a definida.

Respondeu à sua pergunta?